quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Socorro! Fiquei em DP!


Vou tocar em um assunto um pouco polêmico para algumas pessoas, a DP.




Ficar em DP não é motivo para se envergonhar ou se martirizar. Muitas vezes passamos por problemas pessoais, familiares e profissionais que acabam afetando nossos estudos. E também podemos ter dificuldades em entender algumas disciplinas, é normal.
O jeito é tirar bom proveito da situação, revendo as disciplinas que ficaram em dependência de forma mais consciente.

Vejamos algumas dicas de como encarar a DP sem achar que é um bicho de sete cabeças. Para isso vou deixar um vídeo do professor Dênis Rodrigues da Help Engenharia para reflexão. Apesar de o professor dar exemplos relacionados à área de engenharia, as dicas servem muito bem para qualquer curso ou disciplina.
Não deixe de assistir porque é bem interessante o que ele fala sobre a DP.




Para completar, se tratando de DP, é preciso dedicação e mudança de atitude.

COMO FUNCIONA O REGIME DE DEPENDÊNCIA NOS CURSOS DA UNIP EAD?

Nos cursos de Tradicionais: o aluno aprovado em um período letivo poderá matricular-se no período subsequente e cursar as disciplinas pendentes em regime de dependência.
O aluno reprovado deverá adequar-se ao currículo vigente para a turma na qual estiver ingressando.
O número máximo de disciplinas em regime de dependência e de adaptação para a promoção ao período (semestre) letivo subsequente fica assim definido:
                          I.     Para a promoção ao 2º período: sem limite, ou seja, poderá fazer quantas dependências quiser;
                       II.     Para a promoção ao 3º período: 5 disciplinas;
                     III.     Para a promoção aos períodos situados entre o 3º e o antepenúltimo: 5 disciplinas;
                    IV.     Para a promoção ao antepenúltimo período: 3 disciplinas;
                       V.     Para o penúltimo e o último período letivo do curso não serão aceitas matrículas de alunos com dependência, recuperação ou adaptação em qualquer disciplina de períodos letivos anteriores.

Quando o aluno ultrapassa o limite de DPs por período, ele pode optar pela tutela, ou seja, passa à condição de ALUNO TUTELADO, assim, ele vai para o período seguinte, mas só faz as DPs que a UNIP determinar. Neste caso o aluno fica na condição de TUTELADO até o final do curso (uma vez tutelado, continua tutelado até o fim do curso).
 Serão preestabelecidas pelo sistema, com base nas informações dos Coordenadores de curso, quais  as disciplinas em regime de dependência o estudante deverá cursar em cada período.

Para o aluno do penúltimo e último período no momento que fizer sua matrícula online, ele será matriculado provisoriamente no período seguinte do seu curso. A matrícula será homologada e a TUTELA definida somente após a retificação de matrícula feita pela coordenação do curso, seguindo normas fixadas pelos Colegiados Superiores;
 O aluno será orientado, pelo Coordenador  sobre o seu percurso acadêmico, inclusive sobre a distribuição das disciplinas, e as atividades e estágios incompletos, em dependência ou ainda a cursar. A orientação definirá como e quando ele poderá cumpri-las.

Nos cursos tecnológicos (menor duração): a turma tutelada será oferecida apenas para os estudantes que serão promovidos para o último semestre. Ou seja, nos outros semestres, o estudante poderá levar quantas DPs ele tiver.

A diferença entre a DP e o Regime Tutelado, é que a DP você paga uma taxa referente a disciplina que será realizada mais a mensalidade que você paga normalmente; as disciplinas em Regime Tutelado não são cobradas.

Tendo qualquer problema, dificuldades ou dúvidas procure o canal de atendimento do aluno e fale com a tutoria ou secretaria: https://www.unip.br/ead/ > área do aluno > atendimento. Telefone: 0800 010 9000



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apresentação do AVA por Kátia RSN

Mais Pesquisados