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O QUE É PLANO DE AULA
O
plano de aula se refere à descrição específica de tudo que o professor
executará em sala de aula durante um período determinado, tendo em vista
aprimorar a sua prática pedagógica e melhorar o aprendizado dos alunos.
MODELO DE PLANO DE AULA
- Escolha o tema: Toda aula precisa de um tema principal, que deverá ser minuciosamente desdobrado. Escolha um nome interessante, que estimule o interesse do aluno, e faça relações com o seu conteúdo.
- Defina os objetivos: O que você deseja ensinar aos seus alunos ao abordar determinado assunto? Pensando assim, pode ser mais fácil pontuar os objetivos específicos de cada aula.
- Pontue os conteúdos: É nesse momento que será definido o conteúdo programático ligado ao tema já estabelecido anteriormente.
- Estabeleça duração: Para que você não se perca em meio aos conteúdos a serem passados em sala de aula, estipule um período para abordar cada um deles, de modo que consiga fechar o seu raciocínio em tempo hábil. Evite que sejam acumulados conteúdos. Caso a sua programação esteja muito extensa, procure reduzi-la ou dividi-la.
- Escolha recursos: Para obter êxito em suas aulas, defina quais materiais serão utilizados. Verifique com antecedência se a escola poderá disponibilizá-los ou se terá que optar por diferentes alternativas.
- Defina a metodologia: Para que o tema em questão seja bem trabalhado, é necessário que defina as etapas a serem seguidas na aula. A metodologia se refere aos caminhos a serem percorridos pelo professor, em vista de alcançar os objetivos estabelecidos.
- Faça a avaliação: Após a finalização da aula, é fundamental que você faça uma recapitulação de tudo que aconteceu. Anote os imprevistos, os comentários das crianças, se o seu investimento foi satisfatório ou se deve propor novas alternativas de ensino. Essa prática fará com que você evolua como profissional e melhore sua didática ao longo do tempo.
PLANO DE AULA EDUCAÇÃO
INFANTIL
Ensinar
é também saber planejar. Obviamente na educação infantil não é diferente. É
nesse momento que o professor deve colaborar na construção da base da criança,
de modo que ele esteja mais preparado para lidar com os diversos conhecimentos
que irá adquirir pela frente e possa fazer suas escolhas de forma consciente.
Para
atingir os seus objetivos educacionais, é preciso que utilize métodos que
reforcem o seu compromisso profissional, de modo que tenha sempre em mente o
desenvolvimento integral da criança, mais especificamente até os seis anos.
Ao
elabora o seu plano para o público infantil, é fundamental que leve em
consideração os aspectos físico, psicológico, intelectual e social, a fim de
complementar a ação da família e da comunidade.
PLANO DE AULA ENSINO
FUNDAMENTAL
O
plano de aula para o ensino fundamental também deve ser estruturado com
consistência. Esse período também se refere a uma das etapas da educação básica
no Brasil e é destinada a crianças com idade entre seis e 14 anos.
Selecionar
os materiais e escolher uma boa metodologia de ensino faz parte da construção
de uma aula planejada, que possivelmente trará mais resultados e motivação para
o professor e para os alunos.
ROTEIRO BÁSICO PARA PLANO DE AULA
(Cada aula obedecerá a um plano específico)
I. Plano de Aula: Data:
|
II. Dados de Identificação:
Escola:
Professor
(a):
Disciplina:
Série:
Turma:
Período:
|
III. Tema:
- o tema
específico a ser desenvolvido nesta aula
- conceito fundamental: referência sucinta de base
historiográfica que sustenta o tema
|
IV. Objetivos: a serem alcançados pelos alunos e não
pelo professor; objetos
da avaliação (item VIII);
Objetivo
geral: projeta resultado geral relativo à execução de conteúdos e
procedimentos
Objetivos
específicos: especificam resultados esperados
observáveis (geralmente de 3 a 4).
OBS.:
começa-se sempre com verbos indicativos de habilidades como, por exemplo:
ao nível de conhecimento –
associar, comparar, contrastar, definir, descrever, diferenciar, distinguir,
identificar, indicar, listar, nomear, parafrasear, reconhecer, repetir,
redefinir, revisar, mostrar, constatar, sumariar, contar;
ao nível de aplicação –
calcular, demonstrar, tirar ou extrair, empregar, estimar, dar um exemplo,
ilustrar, localizar, medir, operar, desempenhar, prescrever, registrar,
montar, esboçar, solucionar, traçar, usar;
ao nível de solução de problemas – advogar,
desafiar, escolher, compor, concluir, construir, criar, criticar, debater,
decidir, defender, derivar, desenhar, formular, inferir, julgar, organizar,
propor, ordenar ou classificar, recomendar.
|
V. Conteúdo: conteúdos
programados para a aula organizados em tópicos (de 4 a 8)
|
VI. Desenvolvimento
do tema: descrição da
abordagem teórica e prática do tema
|
VII. Recursos
didáticos: (quadro, giz,
retro-projetor, etc.) e fontes histórico-escolares (filme, música,
quadrinhos, etc.)
|
VIII. Avaliação: pode ser
realizada com diferentes propósitos (diagnóstica, formativa e somativa).
Discriminar, com base nos objetivos estabelecidos para a aula:
-
atividades (ex: respostas às perguntas-problema ao
final da aula, discussão de roteiro, compreensão de gravuras, trabalho com
documentos, etc.)
- critérios
adotados para correção das atividades.
|
XIX. Bibliografia: indicar toda a bibliografia consultada
para o planejamento da aula
dividindo-a entre básica e complementar
|
Fonte: www.uel.br/cch/his/arqdoc/RoteirobasicoparaPlanodeAulaHIS.doc
PLANOS
DE AULAS COMO REFERÊNCIAS
Nova
Escola Clube:
http://rede.novaescolaclube.org.br/planos-de-aula
NET
educação:
http://neteducacao.com.br/experiencias-educativas
Portal
do Professor:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/buscaGeral.html?q=plano%20de%20aula%20de%20artes
Escola
Digital: http://escoladigital.org.br/procurar?target=class_plans&gclid=CjwKCAjw7cDaBRBtEiwAsxprXdiPFfujk6zly2Tx3NULedgRDvrMOT2YipkFeueegGdrtmXb2hFtGBoC3_8QAvD_BwE
Editora
Positivo:
http://www.editorapositivo.com.br/planos-de-aula/
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