Olá
queridos aventureiros!
Vamos
continuar com nossa jornada. Hoje vamos ver como funciona o canal de ATENDIMENTO.
https://www.unip.br/ead/ > área do aluno > atendimento
É
pelo canal de atendimento que você poderá tirar suas dúvidas, fazer queixas e
dar sugestões.
É
um procedimento bem simples.
Ao
clicar em atendimento abrirá a página para que você possa iniciar o contato. Vá
em “Novo”, selecione o assunto (tutoria, secretaria, financeiro, diploma,
provas, etc), acrescente o título e escreva sobre sua dúvida. E caso precisar
enviar algum arquivo ou imagem para exemplificar sua questão ou argumento, basta
anexar antes de enviar.
O
retorno poderá levar até 2 dias úteis, e geralmente o aluno recebe um aviso via
SMS de que a chamada foi respondida. Enquanto você espera pela finalização,
pode acompanhar o processo pelo botão “Em Andamento”. No botão “Finalizados”
você encontra todas as chamadas de atendimento que você abriu.
Clique
no botão “finalizada” para ler a resposta enviada pelo responsável de seu caso.
Lembrando
que você também poderá usar o telefone 0800 010
9000 para o atendimento que requer respostas imediatas.
Para casos mais complexos em que o atendimento ao aluno não
tenha conseguido resolver o problema ou para fazer uma queixa mais formal há o
canal da Ouvidoria: http://www.unip.br/Ead/Contato/Ouvidoria.
Escrevendo uma
mensagem:
Dando uma folheada no livro “Manual de Sobrevivência na Universidade da Graduação ao Pós-Doutorado”
de Leo Monasterio (juro que esse livro só veio parar em minhas mãos após criar
o blog, o título parecido é mera coincidência), me deparei com um capítulo em
que o autor dá dicas de como escrever um e-mail direcionado a um setor
acadêmico sem fazer feio. Isso me inspirou e vou tentar repassar um pouco da
ideia.
Caro aluno, você deve ter em mente que uma comunicação
acadêmica não é a mesma coisa que uma comunicação feita em redes sociais ou na
intimidade do Whatsapp. Para isso exige bom senso ao redigir uma mensagem ou
e-mail direcionado a qualquer setor acadêmico.
Vamos a algumas dicas básicas para não pagar mico.
• Quando registrar um e-mail para
contato não use endereços eletrônicos engraçadinhos que possam fazer você
parecer um idiota. Ex.: minadalaje@hotmail.com; zedapamonha@gmail.com;
eusoubatman@uol.com.br.
•
“Naum
eskreva internetês feitu retardadu
pq tem jenti lendu o q vc escrevi”.
•
Seja
educado! Use palavras que estão entrando em extinção como obrigado, por favor, atenciosamente,
senhor, senhora, por gentileza e por aí vai.
•
Não
descarregue sua raiva pelos problemas acadêmicos ou operacionais no atendente,
tutor, orientador, seja lá quem for. Eles não têm culpa pelo ocorrido e estão
lá para ajudar da melhor forma possível.
•
Não trave o
“capslock” do seu teclado, pois parece que você está GRITANDO com a pessoa. Sua mãe não te deu educação? Berrar é feio!
•
Por mais
que você tenha asco de um professor, faça sua reclamação sem ofensas. Relate o
problema sem chiliques.
•
Cuidado ao
escolher as palavras, pois, ironias e sarcasmos podem ser lidos nas
entrelinhas. E frases inocentes podem ser interpretadas erradas.
•
Não faça
uma redação ao fazer uma pergunta. Seja direto e claro para que a resposta seja
a mais satisfatória possível.
Fonte:
Manual de Sobrevivência na Universidade da Graduação ao Pós-Doutorado” . Leo
Monasterio. http://lmonasterio.blogspot.com/2013/06/manual-de-sobrevivencia-na-universidade.html
Para conhecer melhor o portal EaD da UNIP e o
AVA assista os vídeos explicativos no canal “Tutoriais”: http://www.unip.br/ead/home/tutoriais
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