Quem faz curso de
Licenciatura na UNIP Interativa vai se deparar com a Prática como Componente
Curricular (PCC).
O que vem a ser isso?
Essa atividade na UNIP varia de curso pra curso. No caso de Artes Visuais, que foi o curso que eu fiz, essa atividade se resume em um breve
relato que o aluno deverá fazer de cada disciplina estudada durante o semestre,
elaborando ao final um plano de aula de acordo com a planilha disponibilizada
no AVA.
Para saber o que compõe a atividade do seu curso baixe a planilha e o manual com as orientações do que você terá que fazer em cada semestre: http://www.unip.br/ead/home
> área do aluno > AVA > comunidades > seu curso > prática como
componente curricular ou https://ava.ead.unip.br
> comunidades > seu curso > prática como componente curricular.
Aqui como exemplo tem a planilha do curso de
Artes Visuais. Repare que a planilha está dividida por semestre e cada semestre
possui a relação de disciplinas das quais o aluno terá que fazer o breve relato.
As que estão com destaque em verde, são as que terão de ser usadas como base
para o plano de aula.
LEMBRETE: Para cada curso o aluno terá as orientações
próprias para realizar a atividade.
No caso de Artes Visuais, que é o que estamos
tendo como exemplo, o passo a passo para realizar a atividade é o seguinte:
•
Consultar as diversas atividades
sugeridas dentro das 4 linguagens da arte, sendo elas: Teatro, Música, Dança e
Artes Visuais.
•
Escrever um breve relato sobre o
conteúdo de cada disciplina estudada durante o semestre.
•
Elaborar um plano de aula a partir do
modelo anexo, voltado para a educação básica nos segmentos Ensino Fundamental
I, II ou Ensino Médio, utilizando como referência as disciplinas destacadas em
verde na planilha.
A atividade completa é enviada em um único
arquivo pelo canal: https://www.unip.br/ead/ > área do aluno > atividades
complementares (opção PCC).
Essa atividade não computa nota e sim
horas e no final do curso deverá completar 400 horas. Essa atividade deve ser enviada
todos os semestres.
Atenção: Respeite o período de postagem de cada
semestre. Não deixe acumular achando que conseguirá postar tudo no final do
curso, o sistema aceita apenas o resumo das disciplinas equivalentes ao
semestre em que você está matriculado, corre o risco de não validarem e não
gerar as horas no final.
Dica: Aproveite enquanto você estiver estudando
o livro-texto fazer anotações à parte em um caderno do que achar relevante,
essas anotações poderão ser usadas no PCC. Assim você não deixa para última
hora e ter que fazer o resumo de várias disciplinas ao mesmo tempo.
FAZENDO O PLANO DE AULA
Para fazer o plano de aula o importante
é você pegar algum tópico do livro-texto da disciplina que esteja em destaque
na planilha que possa casar com alguma atividade do laboratório (no caso aqui,
do LABE-ARTE) para desenvolver o plano de aula.
Vou postar aqui uma parte do meu PCC em
que mostra o plano de aula relacionado à disciplina que está em destaque na
planilha.
RESUMO DA DISCIPLINA: TÓPICOS DE
ATUAÇÃO PROFISSIONAL
A
disciplina aponta as possíveis áreas de exercício do profissional em
Licenciatura de Artes Visuais, explicando suas vertentes e atividades em que
atuam.
No
caso do licenciado em Artes Visuais, este deve estar habilitado para a docência
em Artes Visuais na Educação Básica. Com formação teórico-prático deve ser
capaz de atuar como mediador e incentivador do desenvolvimento da percepção, da
reflexão e do potencial criativo.
Vimos
que o ensino da Arte visa estabelecer uma relação com as dimensões sociais e
manifestações artísticas. E que a Arte está presente em muitas manifestações
sociais e faz parte de muitos ramos de atividades de escolas, trabalhos e
períodos históricos.
Quanto
ao contexto escolar, vimos que a produção artística está ligada ao
desenvolvimento de interações que o aluno estabelece com os docentes
responsáveis pelo processo de aprendizagem. Seguindo esse contexto, foi
abordado o que o profissional deve exercer ou do que se espera que ele exerça
para promover o ensino da Arte.
Foram
tratados aspectos estruturais da criação artística como a imaginação, a
criatividade, a sensibilidade, a inspiração e a sensibilidade estética,
relacionados à prática do profissional em Artes Visuais.
A
disciplina fala também sobre a formação profissional e as áreas de atuação do
formando em Artes Visuais, com os diversos campos de trabalho como a
dramaturgia, cinema, teatro, música, dança, design,
decoração, artes plásticas, fotografia, etc.
Vimos
os muitos materiais e técnicas empregados na criação de obras de arte, principalmente
no desenho, pintura e na escultura.
A
disciplina encerra trazendo contemplação de conteúdos que exploram as quatro
linguagens das Artes (Artes Visuais, Teatro, Dança e Música). Buscando por meio desse estudo o
exercício de se trabalhar as competências estéticas a partir dessas linguagens
artísticas. Buscando demonstrar algumas diferenciações e expectativas em
relação às essas áreas de conhecimento/linguagem, bem como as atividades
didáticas e artísticas que pretendem envolver o indivíduo e o grupo que irá
imergir nesse universo.
Nas
Artes Visuais vimos à expressão e comunicação, apreciação significativa e o
produto cultural e histórico. Na Dança foi abordada a expressão e comunicação
humana, a dança como manifestação coletiva e como produto cultural e de
apreciação estética. Na Música foi estudada a comunicação, expressão,
interpretação, improvisação e composição, bem como a linguagem musical e a
música como produto cultural e histórico. E o Teatro trouxe a expressão e comunicação, a produção
coletiva e o produto cultural e estético.
PLANO
DE AULA:
1 ATIVIDADE PLANO DE AULA
O
plano de aula tem como referência uma das quatro linguagens artísticas (no caso o teatro) estudadas
na disciplina “Tópicos de atuação profissional”.
Tema:
Pantomima.
Objetivos:
Usando do movimento corporal, gestos e expressões faciais, permitirem que os alunos criem possibilidades
de comunicação sem o
uso da fala.
Resumo
do plano de aula: Utilização de jogo dramático que tem como
técnica a pantomima, proporcionando aos alunos o conhecimento sobre a mímica e
como as pessoas fazem para transmitir uma idéia ou mensagem sem o uso da fala
ou sons, sentindo as dificuldades e solucionando o problema de comunicação
através do improviso e criatividade através de gestos e movimentos.
Pesquisa: O
conteúdo do plano de aula tem como ponto de partida a pesquisa no Labe Arte (UNIP)
e outros sites como apoio e complemento.
Desenvolvimento: Leitura
e interpretação de textos sobre pantomima e expressão corporal; Análise de
atividades que envolvam a mímica.
2 PLANO DE AULA
2.1 Plano de aula - Identificação
Nível
de ensino: Ensino Fundamental I, turma: 5o ano.
Disciplina:
Artes.
Tema
da aula: Pantomima.
Tempo
de duração da aula: 50 minutos.
2.2 Conteúdos
O
que é pantomima/mímica?
2.3 Objetivos
Conceituar
mímica;
Transmitir
mensagem utilizando mímica.
2.4 Recursos
Para a aula:
Textos
sobre pantomima e mímica.
Para os exercícios:
Papel e caneta.
2.5 Introdução ao tema
Não há necessidade de conhecimento prévio dos alunos
para essa aula. O professor poderá iniciar dando uma breve explicação do que
vem a ser uma pantomima utilizando algum texto sobre o assunto como referência:
Pantomima (ou mímica) é uma
técnica de representação que usa apenas movimentos para contar narrativas sem
palavras.
“A mímica é uma forma
de comunicação humana, por meio apenas de gestos, de movimentos corporais. Como
expressão artística, assume várias formas e estilos, sendo o mais conhecido a
pantomima, encenação na qual os artistas pintam o rosto de branco, se
inspirando na figura do pierrot. A mímica era utilizada no teatro grego, por
atores portando máscaras, na construção e desenvolvimento de seus personagens;
um mesmo ator representava vários personagens.” (EDUCAÇÃO & PARTICIPAÇÃO
[2017]).
“Arte-educadores trabalham
diariamente com o jogo dramático como mediador da criatividade do sujeito que
se manifesta na resolução dos problemas propostos pela própria instrução do
jogo. Em sala de aula geralmente os resultados dos jogos são transferidos para
um molde estético que irá se caracterizar em cenas e em futuras mini peças
ilustrativas.” (PORTAL EDUCAÇÃO, 2008).
2.6 Desenvolvimento da aula
O
professor deverá dividir os alunos em grupos de até cinco pessoas. Deverá
informar aos alunos sobre as regras do jogo, e que durante a realização dessa
atividade não poderão fazer uso de qualquer som, que a única forma de
comunicação será por meio da mímica.
2.7 Atividade
Cada
grupo deverá, em cada rodada, escolher um representante para fazer a mímica;
O
professor deverá escrever em vários papéis, títulos de música, filme ou desenho
animado, nomes de animais, profissões e objetos;
O
representante do grupo deverá sortear um item e fazer a mímica para que sua
equipe possa adivinhar o que estava escrito no papel;
A
equipe não poderá perguntar ao seu representante, mas poderá conversar entre si
e dar palpites na tentativa de acertar o que seu representante está tentando
transmitir;
O
representante pode fazer qualquer sinal ou gestos, menos emitir qualquer tipo
de som;
O
professor deve definir o tempo limite para a realização da mímica, em que a
cena não passe de 3 minutos;
Vence
a equipe que tiver maior número de acertos.
2.8 Avaliação
O professor deverá através de suas observações
feitas durante o processo vivenciado pelos alunos, analisar se os alunos
conseguiram transmitir e compreender as mensagens das mímicas. Perceber se
houve uso de estratégias por eles, para superar as dificuldades na realização
da atividade proposta.
FONTES/REFERÊNCIAS
Qualquer
dúvida relacionada ao trabalho procure o canal de atendimento do aluno e fale
com a tutoria: https://www.unip.br/ead/ > área do aluno > atendimento.
Telefone: 0800 010 9000