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quinta-feira, 19 de julho de 2018

Prática como Componente Curricular (PCC) - UNIP Interativa


Quem faz curso de Licenciatura na UNIP Interativa vai se deparar com a Prática como Componente Curricular (PCC).
O que vem a ser isso?
“Prática como componente curricular “é o conjunto de atividades formativas que proporcionam experiências de aplicação de conhecimentos ou de desenvolvimento de procedimentos próprios ao exercício da docência”. (Fonte: http://www.sbembrasil.org.br/files/v_sipem/PDFs/GT07/CC55365639634_B.pdf).

Essa atividade na UNIP varia de curso pra curso. No caso de Artes Visuais, que foi o curso que eu fiz, essa atividade se resume em um breve relato que o aluno deverá fazer de cada disciplina estudada durante o semestre, elaborando ao final um plano de aula de acordo com a planilha disponibilizada no AVA.

Para saber o que compõe a atividade do seu curso baixe a planilha e o manual com as orientações do que você terá que fazer em cada semestre: http://www.unip.br/ead/home > área do aluno > AVA > comunidades > seu curso > prática como componente curricular ou https://ava.ead.unip.br > comunidades > seu curso > prática como componente curricular.



Aqui como exemplo tem a planilha do curso de Artes Visuais. Repare que a planilha está dividida por semestre e cada semestre possui a relação de disciplinas das quais o aluno terá que fazer o breve relato. As que estão com destaque em verde, são as que terão de ser usadas como base para o plano de aula. 



LEMBRETE: Para cada curso o aluno terá as orientações próprias para realizar a atividade.

No caso de Artes Visuais, que é o que estamos tendo como exemplo, o passo a passo para realizar a atividade é o seguinte:

        Acessar a ferramenta de pesquisa LABE-ARTE disponível no AVA: http://www.unip.br/ead/home > área do aluno > AVA > conteúdos acadêmicos > laboratório ou https://ava.ead.unip.br > conteúdos acadêmicos > laboratório.





        Consultar as diversas atividades sugeridas dentro das 4 linguagens da arte, sendo elas: Teatro, Música, Dança e Artes Visuais.

        Escrever um breve relato sobre o conteúdo de cada disciplina estudada durante o semestre.
        Elaborar um plano de aula a partir do modelo anexo, voltado para a educação básica nos segmentos Ensino Fundamental I, II ou Ensino Médio, utilizando como referência as disciplinas destacadas em verde na planilha.


A atividade completa é enviada em um único arquivo pelo canal: https://www.unip.br/ead/ > área do aluno > atividades complementares (opção PCC).
Para saber como fazer o envio do PCC veja a postagem contendo as informações em: https://sosalunounip.blogspot.com/2018/07/area-do-aluno-unip-interativa_20.html

Essa atividade não computa nota e sim horas e no final do curso deverá completar 400 horas. Essa atividade deve ser enviada todos os semestres.

Atenção: Respeite o período de postagem de cada semestre. Não deixe acumular achando que conseguirá postar tudo no final do curso, o sistema aceita apenas o resumo das disciplinas equivalentes ao semestre em que você está matriculado, corre o risco de não validarem e não gerar as horas no final.

Dica: Aproveite enquanto você estiver estudando o livro-texto fazer anotações à parte em um caderno do que achar relevante, essas anotações poderão ser usadas no PCC. Assim você não deixa para última hora e ter que fazer o resumo de várias disciplinas ao mesmo tempo.

FAZENDO O PLANO DE AULA

Para fazer o plano de aula o importante é você pegar algum tópico do livro-texto da disciplina que esteja em destaque na planilha que possa casar com alguma atividade do laboratório (no caso aqui, do LABE-ARTE) para desenvolver o plano de aula.
Vou postar aqui uma parte do meu PCC em que mostra o plano de aula relacionado à disciplina que está em destaque na planilha.

RESUMO DA DISCIPLINA: TÓPICOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL

A disciplina aponta as possíveis áreas de exercício do profissional em Licenciatura de Artes Visuais, explicando suas vertentes e atividades em que atuam.
No caso do licenciado em Artes Visuais, este deve estar habilitado para a docência em Artes Visuais na Educação Básica. Com formação teórico-prático deve ser capaz de atuar como mediador e incentivador do desenvolvimento da percepção, da reflexão e do potencial criativo.
Vimos que o ensino da Arte visa estabelecer uma relação com as dimensões sociais e manifestações artísticas. E que a Arte está presente em muitas manifestações sociais e faz parte de muitos ramos de atividades de escolas, trabalhos e períodos históricos.
Quanto ao contexto escolar, vimos que a produção artística está ligada ao desenvolvimento de interações que o aluno estabelece com os docentes responsáveis pelo processo de aprendizagem. Seguindo esse contexto, foi abordado o que o profissional deve exercer ou do que se espera que ele exerça para promover o ensino da Arte.
Foram tratados aspectos estruturais da criação artística como a imaginação, a criatividade, a sensibilidade, a inspiração e a sensibilidade estética, relacionados à prática do profissional em Artes Visuais.
A disciplina fala também sobre a formação profissional e as áreas de atuação do formando em Artes Visuais, com os diversos campos de trabalho como a dramaturgia, cinema, teatro, música, dança, design, decoração, artes plásticas, fotografia, etc.
Vimos os muitos materiais e técnicas empregados na criação de obras de arte, principalmente no desenho, pintura e na escultura.
A disciplina encerra trazendo contemplação de conteúdos que exploram as quatro linguagens das Artes (Artes Visuais, Teatro, Dança e Música). Buscando por meio desse estudo o exercício de se trabalhar as competências estéticas a partir dessas linguagens artísticas. Buscando demonstrar algumas diferenciações e expectativas em relação às essas áreas de conhecimento/linguagem, bem como as atividades didáticas e artísticas que pretendem envolver o indivíduo e o grupo que irá imergir nesse universo.
Nas Artes Visuais vimos à expressão e comunicação, apreciação significativa e o produto cultural e histórico. Na Dança foi abordada a expressão e comunicação humana, a dança como manifestação coletiva e como produto cultural e de apreciação estética. Na Música foi estudada a comunicação, expressão, interpretação, improvisação e composição, bem como a linguagem musical e a música como produto cultural e histórico. E o Teatro trouxe a expressão e comunicação, a produção coletiva e o produto cultural e estético.

PLANO DE AULA:

1 ATIVIDADE PLANO DE AULA
O plano de aula tem como referência uma das quatro linguagens artísticas (no caso o teatro) estudadas na disciplina “Tópicos de atuação profissional”.
Tema: Pantomima.
Objetivos: Usando do movimento corporal, gestos e expressões faciais, permitirem que os alunos criem possibilidades de comunicação sem o uso da fala.
Resumo do plano de aula: Utilização de jogo dramático que tem como técnica a pantomima, proporcionando aos alunos o conhecimento sobre a mímica e como as pessoas fazem para transmitir uma idéia ou mensagem sem o uso da fala ou sons, sentindo as dificuldades e solucionando o problema de comunicação através do improviso e criatividade através de gestos e movimentos.
Pesquisa: O conteúdo do plano de aula tem como ponto de partida a pesquisa no Labe Arte (UNIP) e outros sites como apoio e complemento.
Desenvolvimento: Leitura e interpretação de textos sobre pantomima e expressão corporal; Análise de atividades que envolvam a mímica.

2 PLANO DE AULA
2.1 Plano de aula - Identificação
Nível de ensino: Ensino Fundamental I, turma: 5o ano.
Disciplina: Artes.
Tema da aula: Pantomima.
Tempo de duração da aula: 50 minutos.
2.2 Conteúdos
O que é pantomima/mímica?
2.3 Objetivos
Conceituar mímica;
Transmitir mensagem utilizando mímica.
2.4 Recursos
Para a aula:
Textos sobre pantomima e mímica.
Para os exercícios:

Papel e caneta.

2.5 Introdução ao tema
Não há necessidade de conhecimento prévio dos alunos para essa aula. O professor poderá iniciar dando uma breve explicação do que vem a ser uma pantomima utilizando algum texto sobre o assunto como referência: Pantomima (ou mímica) é uma técnica de representação que usa apenas movimentos para contar narrativas sem palavras.
“A mímica é uma forma de comunicação humana, por meio apenas de gestos, de movimentos corporais. Como expressão artística, assume várias formas e estilos, sendo o mais conhecido a pantomima, encenação na qual os artistas pintam o rosto de branco, se inspirando na figura do pierrot. A mímica era utilizada no teatro grego, por atores portando máscaras, na construção e desenvolvimento de seus personagens; um mesmo ator representava vários personagens.” (EDUCAÇÃO & PARTICIPAÇÃO [2017]).
“Arte-educadores trabalham diariamente com o jogo dramático como mediador da criatividade do sujeito que se manifesta na resolução dos problemas propostos pela própria instrução do jogo. Em sala de aula geralmente os resultados dos jogos são transferidos para um molde estético que irá se caracterizar em cenas e em futuras mini peças ilustrativas.” (PORTAL EDUCAÇÃO, 2008).
2.6 Desenvolvimento da aula
O professor deverá dividir os alunos em grupos de até cinco pessoas. Deverá informar aos alunos sobre as regras do jogo, e que durante a realização dessa atividade não poderão fazer uso de qualquer som, que a única forma de comunicação será por meio da mímica.
2.7 Atividade
Cada grupo deverá, em cada rodada, escolher um representante para fazer a mímica;
O professor deverá escrever em vários papéis, títulos de música, filme ou desenho animado, nomes de animais, profissões e objetos;
O representante do grupo deverá sortear um item e fazer a mímica para que sua equipe possa adivinhar o que estava escrito no papel;
A equipe não poderá perguntar ao seu representante, mas poderá conversar entre si e dar palpites na tentativa de acertar o que seu representante está tentando transmitir;
O representante pode fazer qualquer sinal ou gestos, menos emitir qualquer tipo de som;
O professor deve definir o tempo limite para a realização da mímica, em que a cena não passe de 3 minutos;
Vence a equipe que tiver maior número de acertos.
2.8 Avaliação
O professor deverá através de suas observações feitas durante o processo vivenciado pelos alunos, analisar se os alunos conseguiram transmitir e compreender as mensagens das mímicas. Perceber se houve uso de estratégias por eles, para superar as dificuldades na realização da atividade proposta.

FONTES/REFERÊNCIAS
EDUCAÇÃO & PARTICIPAÇÃO. Qual é a mímica? (2). Exercício de atenção, expressão e comunicação. [2-17]. Fonte: https://educacaoeparticipacao.org.br/oficinas/qual-e-a-mimica-2/. Acesso em: 31 out. 2017.
PORTAL DO PROFESSOR. Expressão corporal: jogos de mímica. (2010). Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24180. Acesso em: 31 out. 2017.
PORTAL EDUCAÇÃO. A utilização da mímica como recurso psicopedagógico. (2008). Fonte: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/a-utilizacao-da-mimica-como-recurso-psicopedagogico/4315. Acesso em: 31 out. 2017.
UNIP INTERATIVA. Labe-Arte/Teatro. Pantomima. Fonte: https://ava.ead.unip.br/webapps/portal/execute/tabs/tabAction?tabId=_228252_1&tab_tab_group_id=_239_1. Acesso em: 31 out. 2017.

Qualquer dúvida relacionada ao trabalho procure o canal de atendimento do aluno e fale com a tutoria: https://www.unip.br/ead/ > área do aluno > atendimento. Telefone: 0800 010 9000



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