Páginas

quarta-feira, 18 de julho de 2018

Atividades Complementares (AC) UNIP


Olá meus queridos!
Vou falar um pouco sobre as Atividades Complementares. Na verdade é uma prática que já fazemos em nosso cotidiano sem darmos conta. Quem aqui vai a cinema, shows, teatros com certa frequência? Ou tem o hábito de ler? Pois então, a única diferença é que para a faculdade você terá que relatar essas atividades e computar horas.
Vamos primeiro entender o que vem a ser essa tal “Atividade Complementar” e qual a sua finalidade na vida acadêmica.




Segundo o artigo do site “cuca cursos”, Atividades Complementares são atividades exigidas pelas Faculdades, sendo um requisito obrigatório para a formação dos alunos. São tarefas que devem ser desenvolvidas paralelamente às demais disciplinas acadêmicas, como por exemplo:
Participação em palestras, iniciação científica, monitoria, projetos de pesquisa, cursos livres, dentre outras experiências profissionais e culturais.

O objetivo das atividades complementares é incentivar o estudante a melhorar, aumentar e desenvolver os conhecimentos e habilidades, adquiridas ao longo do curso.
Irão possibilitar diversas experiências necessárias ao crescimento pessoal, profissional, cultural e social do acadêmico.

As atividades complementares são ações obrigatórias conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação.
De acordo com Lei 9.394/96, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, a educação tem por objetivo "o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho" (art.2˚ da Lei 9.394/96).

Todos os estudantes que estiverem matriculados na faculdade estarão obrigados a realizarem as atividades complementares. O aluno que não realizar essa tarefa não poderá colar grau ao final do respectivo curso.
Sendo assim apenas serão computadas como atividades complementares aquelas realizadas durante o período de graduação.

O aluno poderá realizar as atividades complementares já no primeiro período do curso. As atividades poderão ser realizadas também durante o período de férias, desde que observadas as regras para sua realização.



Atividades Complementares da UNIP Interativa

“As Atividades Complementares fazem parte da grade curricular de todos os cursos da UNIP Interativa. Essas atividades (obrigatórias) são consideradas um complemento às atividades didático-pedagógicas desenvolvidas ao longo do curso, relacionadas à ampliação da formação acadêmica, profissional e social.
As atividades abrangem um leque de práticas complementares às aulas, incluindo palestras, filmes, peças teatrais, cursos de extensão, exposições, feiras, eventos, competições esportivas, fóruns de discussão, workshops e visitas ligadas à área de abrangência do curso. São válidas, também, quaisquer outras atividades de cunho pedagógico-cultural que sejam de interesse do aluno, isto é, atividades diversas que tenham relação direta com o curso escolhido, efetuadas em dias e horários extracurriculares.” (Manual Atividades Complementares – Graduação e Gestão – UNIP, p. 3).

Todos os cursos da UNIP Interativa exigem do aluno uma quantidade mínima de atividades complementares, e não atingindo essa carga horária o aluno ficará impedido de fazer a colação de grau após a conclusão do curso.
Veja tabela com a carga horária de cada curso:

Imagem: (Manual Atividades Complementares – Graduação e Gestão – UNIP, p. 11).

Tipos de atividades e horas correspondentes

Segue abaixo os tipos de atividades que podem ser realizados como Atividades Complementares e as respectivas cargas horárias:


Imagem: (Manual Atividades Complementares – Graduação e Gestão – UNIP, p. 9).


Postagem das atividades


Imagem: Instagram Calouros e Veteranos Unip (@calouroseveteranos).


As atividades complementares poderão ser postadas durante todo o curso, porém, fique de olho no calendário acadêmico, pois existem prazos que devem ser respeitados.
A postagem deve ser feita em: https://www.unip.br/ead/ > área do aluno > atividades complementares (opção AC).

Toda atividade realizada deve ter seu registro em forma de relatório ou resumo, e deve ser de autoria do próprio aluno. Trechos de textos adquiridos pela Internet devem ser utilizados apenas como citações, desde que interpretados pelo aluno, senão poderão ser anulados.

Ao postar o relatório da atividade, deverá ser anexada a imagem do comprovante da atividade em questão (ingressos, convites, certificados, capa de livros, etc.).

A postagem online não garante a validação da carga horária, por isso, todos os comprovantes originais devem ser apresentados no polo presencial junto com o comprovante de postagem para que sejam validados no sistema e assim poderem ser corrigidos pelos professores, podendo ser aceitos ou não.

Cursos Extracurriculares


Imagem: http://noticias.universia.com.br/net/images/educacion/p/po/por/por-que-deve-investir-cursos-extracurriculares-ferias-noticias.jpg



A forma mais rápida para conseguir a carga horária exigida pela UNIP ou qualquer outra universidade que exija atividades complementares é através dos cursos extracurriculares, pois cada curso soma 20 horas. Quanto mais cursos o aluno fizer, maior será a sua carga horária na colação de grau.

Na internet existem vários sites gratuitos que oferecem cursos online com certificado e que podem ser utilizados para a validação de carga horária complementar na faculdade, veja os links abaixo:
Sebrae EAD – No site www.ead.sebrae.com.br do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) são oferecidos dezenas de cursos gratuitos pela internet. Todos eles contam com certificado, sendo assim eles podem ser utilizados para validar atividades complementares. A maioria dos cursos é voltado para o empreendedorismo, como abrir uma empresa, gestão financeira, administração, etc.
Escola Virtual da Fundação Bradesco – Pelo site www.ev.org.br é possível fazer um dos diversos cursos disponíveis, todos com certificação válida. Há opções de cursos EAD e também opções presenciais.
Fundação Getúlio Vargas – No site www5.fgv.br/fgvonline/Cursos/Gratuitos/ da FGV é possível fazer um dos cursos gratuitamente. A instituição é super conceituada e possui vários cursos disponíveis, todos com certificado válido.
Nube – Outra opção é o site www.nube.com.br do Núcleo Brasileiro de Estágios (NUBE), há algumas opções disponíveis, são cursos rápidos. É possível concluí-los em poucas horas.
SENAI – No Portal da Indústria também há opções de cursos gratuitos.

Há, também, opções pagas, são elas: Curso24Horas, IPED, Prime Cursos, dentre outros.

Para saber como é feita a postagem das Atividades Complementares na plataforma EaD da UNIP veja o passo a passo em: https://sosalunounip.blogspot.com/2018/07/area-do-aluno-unip-interativa_20.html

E não deixe de ler o Manual de Atividades Complementares da UNIP Interativa com todas as regras e orientações, para fazer o download do manual: http://www.unip.br/ead/home > área do aluno > AVA > comunidades > seu curso > atividade complementar.



E para que não fique nenhuma dúvida assista ao vídeo com as orientações disponível no AVA.

Dificuldades? Procure o canal de atendimento do aluno e fale com a tutoria: https://www.unip.br/ead/ > área do aluno > atendimento. Telefone: 0800 010 9000

5 comentários:

  1. Olá Aline
    Muito bom seu blog, Estou cursando artes pela UNIP tbm e estou bem perdido na parte de atividades complementares. Esses cursos que encontramos na internet nunca são para a área de artes, vale a pena fazer mesmo assim? Vai valer hora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maxwel. Como o seu curso é de Licenciatura e tem disciplinas de práticas de ensino, você pode optar por cursos com temas voltados a educação também. Como por exemplo esse portal da UNESP você encontrará alguns cursos como o de conteúdos e didáticas de artes; arte como cultura, concepções e problematizações; emoção, percepção e criatividade; metodologias para ensino e aprendizagem de arte. Todos esses servem para sua área de estudo. O link do portal da UNESP é https://unespaberta.ead.unesp.br/index.php/humanas-2. O único problema é que esses cursos não tem certificação, por isso seria interessante entrar em contato com a tutoria da UNIP e perguntar como que você poderá validar as horas desses cursos, se é por meio de print da tela, ou se teria que solicitar alguma declaração. E há outros sites dos quais você após fazer o curso gratuito e quiser o certificado você paga uma taxa como o caso do site WR Educacional: https://www.wreducacional.com.br/lista-de-cursos. Espero que ajude. Abraço!

      Excluir